6 de jun. de 2013

Lola: mulheres e homens libertos do machismo

Mulheres e judiciário, fio condutor que constava no programa para a intervenção da blogueira e professora da Universidade Federal do Ceará Lola Aronovich não impediu que ela avançasse para um conceito mais amplo na última mesa da tarde desta quinta-feira no 6º Congresso do SINJUSC.

A palestrante entrou firme na explicação do que é e expôes os sólidos argumentos da luta feminista. Se o debate não foi localizado em um espaço específico, as relações entre gênero, trabalho e Poder Judiciário, por exemplo, mirou na responsabilidade de todos em acabar com uma submissão que persiste em ficar em nossa sociedade e que vitima homens e mulheres.
Lola não economizou os parâmetros básicos conhecidos para o convencimento: muitos dados. Os números, de diversas fontes, como a Organização das Nações Unidas, rechearam um discurso que procurou apontar para uma solução definitiva da violência sofrida especialmente pela mulher em uma sociedade em que, ainda, alguém deve ordenar e outro, do 'sexo frágil", obedecer.
Ao final, convocou homens e mulheres a ultrapassar mais uma etapa, afirmando que o movimento feminista é libertário para todos.
Sexta-feiraO “novo” trabalho judiciário a partir da virtualização do processo é o tema que abre os trabalhos do Congresso do SINJUSC a partir das 9 horas desta sexta-feira, 07/06. Na mesa estarão Jonathan Erkert, mestrando em Direito Econômico e Político da Universidade Mackenzie, e Herval Pina Ribeiro, Doutro em Saúde Pública e coordenador da pesquisa Trabalho e Estados de Saúde Mental.
Às 11 horas, será realizada mesa-redonda com a direção do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo, a partir do conceito Construindo a Escola. Depois, às 12 horas, ocorre o lançamento de livro Gritos e silêncios, com o autor, o professor Herval Pina Ribeiro. A partir das 14 horas serão realizadas atividades em grupos de trabalho para o plano de lutas do Sindicato e, às 18 horas, apresentação do filme Dossiê Jango, com a presença de João Vicente Goulart, poeta, empresário e presidente do Instituto Presidente João Goulart, filho do ex-presidente da República João Goulart. (Foto Josemar Sehnem)